Direto da República dos Camarões, um projeto edc visa a educação financeira da população que vem do interior para a capital Yaoundé.
Hoje, 29 de Maio de 2023, a Economia de Comunhão faz 32 anos. E para começar a contar histórias que nos levem a diferentes partes do mundo, a edc Internacional reuniu alguns trabalhos realizados globalmente para compartilhar com sua comunidade. Para essa reunião, deu-se o nome Flashes of Life edc: por toda a vida, obrigado!
São histórias da Argentina, Camarões, Espanha, Costa do Marfim, Coreia, Myanmar, Itália e de Cuba. Vamos conferir a história direto do Continente Africano, da República dos Camarões.
Educação financeira para deslocados internos
Yaoundé, a capital dos Camarões, é um lugar perfeito para experimentar a transformação social que está ocorrendo no País, com suas muitas faces e complexidades. Após a chamada crise anglófona, a cidade se viu acolhendo centenas de milhares de deslocados internos. A crise levou muitos a abandonarem não só suas casas e cidades, mas também suas ocupações.
Uma vez em Yaoundé, eles procuram acomodação com parentes ou encontram acomodações precárias junto com outras famílias. Em suas “novas casas”, para lidar com questões como sustentabilidade, habitação e as taxas escolares, os participantes do projeto administram vários pequenos negócios geradores de rendimento. A formação centrou-se, portanto, nas pessoas deslocadas internamente (IDPs) que já são cabeleireiros ou barbeiros ou já têm habilidades em costura, fabricação de sapatos ou outras.
“Eu estava cursando a universidade, mas antes de terminar os estudos estourou a crise Pedi um empréstimo para abrir uma barbearia. Agora eu gostaria de ter ganho suficiente para expandir meu negócio”, conta Derrik, participante do programa de educação financeira.
A formação na área administrativa e financeira faz parte do “Projeto Yaoundé”, que procura acompanhar os beneficiários nas suas atividades a nível técnico e psicossocial, proporcionando:
– Formação de quem já tem competências;
– “Formação para melhorar” as suas atividades;
– Capacitação nas atividades que os beneficiários já estão realizando.
O relatório completo deste projeto está disponível neste link.