Centro de Estudo e Pesquisa

A pesquisa acadêmica sempre ocupou um lugar de destaque na Economia de Comunhão.
Em seus mais de 30 anos de existência, nossos pesquisadores e pesquisadoras desbravaram diversos campos do saber, aprofundando temas como responsabilidade social corporativa, balanço social, negócios de impacto, finanças sociais, governança ambiental, social e corporativa, vulnerabilidades sociais, entre outros.

Para erradicar a pobreza é necessária uma visão sistêmica, da qual faz parte um profundo conhecimento da sociedade, das organizações, das pessoas e das dinâmicas sociais envolvidas. Por isso, a construção de conhecimento dentro e fora da academia, é essencial para pensar e consolidar novas formas de fazer negócios que contribuam para a construção de um mundo justo, regenerativo e fraterno.

Reunimos mais de 500 trabalhos acadêmicos produzidos no mundo, além de livros, artigos, e outros materiais. Ao longo desses anos foram realizados eventos acadêmicos, criados grupos de pesquisa, apresentados trabalhos em eventos científicos e realizadas rodas de conversas com o objetivo de disseminar e consolidar o conhecimento sobre Economia de Comunhão e temas relacionados.

Em 2025, uma grande novidade: Anpecom e Asces-Unita lançaram o Centro de Estudos e Pesquisa em Economia de Comunhão [saiba mais a seguir].

A seguir, conheça nossos cursos, publicações, projetos de pesquisa, eventos da rede de pesquisa e muito mais!

Cursos

A Economia de Comunhão oferece cursos próprios e em parceria com outras instituições para que você se atualize e possa se aprofundar com o objetivo de formação pessoal, profissional ou acadêmica.

Parceria Acadêmica:

Centro de Estudos e Pesquisa em Economia de Comunhão

O Centro de Estudos e Pesquisa em edc nasce de uma parceria, em 2025, entre a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão e o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). 

A iniciativa é fruto da união de valores que conecta as instituições, como a fraternidade, o senso de comunidade e a ética, permitindo que os universitários possam explorar cientificamente as nuances a respeito desse movimento econômico e cultural que visa a redução da pobreza, a solidariedade e a justiça social. 

 

Projeto de Pesquisa:

“O que move os atores da Economia de Comunhão?”

Em 2023, a rede de pesquisadores acadêmicos da Economia de Comunhão propõe um novo impulso para a pesquisa científica em território brasileiro com o lançamento do Projeto de Pesquisa “O que move os atores da Economia de Comunhão?”.

A iniciativa prevê um percurso coletivo com pesquisadores ao longo do qual será possível conhecer melhor a atualidade da Economia de Comunhão, colaborar com outros pesquisadores, compartilhar os resultados das próprias pesquisas e contribuir com a consolidação da rede acadêmica no Brasil.

Publicações

A seguir você encontra uma curadoria de publicações acadêmicas relacionadas à Economia de Comunhão. Clique no título desejado e acesse a publicação.

Envie o seu artigo para: pesquisaedc@anpecom.com.br

LIVROS

  • Bruni, Luigino. Comunhão e as novas palavras em economia / Luigino Bruni ; [tradução
    José Eustáquio Rosa]. — Vargem Grande Paulista, SP: Editora Cidade Nova, 2005.
  • ARGIOLAS G., El valor de los valores. La governance en la empresa socialmente orientada,
    Ciudad Nueva – Buenos Aires y Editorial UPB – Medellín, 2016.
  • ARGIOLAS G., Il Valore dei Valori. La governance nell’impresa socialmente
    orientata, Città Nuova, Roma 2014.
  • Bruni, Luigino, Economia civil : eficiência, equidade, felicidade pública / Luigino Bruni,
    Stefano Zamagni ; [tradução Durval Cordas]. — Vargem Grande Paulista, SP : Editora
    Cidade Nova, 2010.
Envie o seu artigo já publicado para:
academiaedc@anpecom.com.br
A Economia de Comunhão não é responsável pelo conteúdo publicado e não é uma editora/publisher acadêmica. Somos facilitadores do acesso aos canais e journals oficiais.
Entre em contato e conheça nossa rede de pesquisadores