Ancestralidade Negra e Florescimento do empreendedorismo

Comprovamos que as oportunidades de florescimento humano devem ser multiplicadas e nascem justamente a partir de um olhar cuidadoso e afetuoso às pessoas, as verdadeiras protagonistas das mudanças institucionais e sistêmicas desejadas. São empreendedores e empreendedoras em busca de espaços de crescimento que lhes são renegados. São pessoas que vivem e sabem crescer em comunidade. Possuem muitos saberes a compartilhar e experiências capazes de impactar o mundo. Porém, necessitam de espaço e de acesso a oportunidades.

O racismo e o preconceito comprometem a realidade empreendedora. Por outro lado, quando a liderança de um pequeno empreendimento acredita em si e em suas potencialidades ancestrais, a probabilidade de florescer é muito maior.

Nossa atuação

Por isso, acreditamos na vocação empreendedora como um dos caminhos para diminuir as desigualdades e apostamos na criação de negócios que respeitam e valorizam as raízes originárias das comunidades negras, indígenas, ribeirinhas ou de qualquer outra comunidade tradicional.
O projeto Ancestralidade Negra e Florescimento do Empreendedorismo foi desenhado em conjunto com uma comunidade quilombola.

 

O que realizamos juntos?


Processos de cura

Vivência de metodologias de florescimento humano e de cura de dores pessoais e comunitárias (técnicas da Terapia comunitária Integrativa e Círculos de Convivência Social).


Mentorias

Mentorias voltadas à organização de gestão de nano e pequenos negócios com objetivo de gerar impacto social.


Tradições

Reconhecimento e valorização das raízes culturais históricas.


Compartilhamento

Formação de redes solidárias com fundamento nos princípios da Economia de Comunhão.

Nosso impacto

Local: Comunidade Beiru/Tancredo Neves em Salvador

Número total de Oficinas: 15

Participantes: 35 pessoas

Impactos diretos: 415 pessoas

Total de impactos: 6.500 pessoas

Recursos mobilizados: R$ 63.541,00

Parcerias

Nossas iniciativas são customizáveis para a sua comunidade ou para a sua empresa. Vamos fazer juntos!

   Conteúdos relacionados

6 conquistas da Anpecom em 2021

6 conquistas da Anpecom em 2021

Em meio a reabertura gradual, conseguimos dar passos cada vez mais largos. Confira conquistas da Anpecom do último ano. Viver por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno exige esforço, trabalho, parcerias e inovação. O ano de 2021 representou para a Economia de...

ler mais
Para onde vai o dinheiro da minha contribuição Anpecom?

Para onde vai o dinheiro da minha contribuição Anpecom?

Assim como todos os recursos financeiros arrecadados através da Campanha Comunhão e Ação, os recursos financeiros oriundos especificamente da Anpecom buscam promover, na vida e na economia, a conexão entre oportunidades e vulnerabilidades. Verônica Farias, Gerente...

ler mais
Guia dos ODSs para empresas: tudo a ver com a edc

Guia dos ODSs para empresas: tudo a ver com a edc

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nasceram para ditar diretrizes aos países que se comprometeram com o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da Agenda 2030. Ao todo, são 169 metas divididas em 17 objetivos.  Em poucos anos, os ODSs se...

ler mais