Ancestralidade Negra e Florescimento do empreendedorismo

Comprovamos que as oportunidades de florescimento humano devem ser multiplicadas e nascem justamente a partir de um olhar cuidadoso e afetuoso às pessoas, as verdadeiras protagonistas das mudanças institucionais e sistêmicas desejadas. São empreendedores e empreendedoras em busca de espaços de crescimento que lhes são renegados. São pessoas que vivem e sabem crescer em comunidade. Possuem muitos saberes a compartilhar e experiências capazes de impactar o mundo. Porém, necessitam de espaço e de acesso a oportunidades.

O racismo e o preconceito comprometem a realidade empreendedora. Por outro lado, quando a liderança de um pequeno empreendimento acredita em si e em suas potencialidades ancestrais, a probabilidade de florescer é muito maior.

Nossa atuação

Por isso, acreditamos na vocação empreendedora como um dos caminhos para diminuir as desigualdades e apostamos na criação de negócios que respeitam e valorizam as raízes originárias das comunidades negras, indígenas, ribeirinhas ou de qualquer outra comunidade tradicional.
O projeto Ancestralidade Negra e Florescimento do Empreendedorismo foi desenhado em conjunto com uma comunidade quilombola.

 

O que realizamos juntos?


Processos de cura

Vivência de metodologias de florescimento humano e de cura de dores pessoais e comunitárias (técnicas da Terapia comunitária Integrativa e Círculos de Convivência Social).


Mentorias

Mentorias voltadas à organização de gestão de nano e pequenos negócios com objetivo de gerar impacto social.


Tradições

Reconhecimento e valorização das raízes culturais históricas.


Compartilhamento

Formação de redes solidárias com fundamento nos princípios da Economia de Comunhão.

Nosso impacto

Local: Comunidade Beiru/Tancredo Neves em Salvador

Número total de Oficinas: 15

Números Impactados diretos: 30 participantes

Impactados indiretos: 120

Total de impactados: 150

Recursos mobilizados: R$ 50.571,68

Parcerias

Nossas iniciativas são customizáveis para a sua comunidade ou para a sua empresa. Vamos fazer juntos!

   Conteúdos relacionados

Empreender para mudar vidas

Empreender para mudar vidas

Na Gestão de Projeto e Treinamento e Desenvolvimento para a medicina veterinária, Flávio Nunes encontrou um caminho para empreender com propósito. Com a meta de utilizar seus recursos e expertise para fazer a diferença, Flávio Nunes decidiu abraçar seu espírito...

ler mais
Escola Aurora: três décadas de educação com propósito

Escola Aurora: três décadas de educação com propósito

Em 1991 nasce a Economia de Comunhão e ali, naquele mesmo dia e local, nascia um dos primeiros braços desta nova economia: a Escola Aurora, desenhada por um pequeno grupo de educadoras que conheciam a força da educação por um mundo mais justo e fraterno.  Os primeiros...

ler mais