It’s Now

O It ‘s Now é um movimento coletivo feito por pessoas de todas as idades e por organizações não governamentais, de vários países.
Se você ou sua organização também se preocupa com o meio ambiente, junte-se a nós e venha construir a mudança.
O movimento ATUA visibilizando, promovendo e acelerando ações climáticas concretas que colocam em relevo o bem-estar das pessoas e a regeneração dos ecossistemas, o fortalecimento das democracias, o respeito pelos territórios e suas comunidades, a justiça social e a promoção de uma economia mais justa, que contribua com o bem comum.
E também EXIGE que lideranças e autoridades se comprometam com ações concretas que garantam um futuro seguro para as atuais e futuras gerações.
A Economia de Comunhão no Brasil integra esse movimento e todos os anos realizamos ações concretas junto à nossa rede!
AGIR e EXIGIR – Nossas ações concretas

No dia 24 de outubro, Dia Internacional contra as Mudanças Climáticas, o movimento It’s Now lançou as COPs Locais, iniciativas que promovem soluções locais de prevenção e adaptação às mudanças climáticas, tendo como pano de fundo a COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023).
Com a proposta das COP’s Locais em mão, a comunidade de Manaus se antecipou e realizou duas ações no dia 1º de outubro de 2023.
A primeira COP Local foi protagonizada pela Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro em Manaus (AMARN NUMIÃ KURA). Com o tema “Justiça Climática e Espaços Seguros”, lideranças mulheres indígenas da dialogaram sobre a temática conjugando com dramático cenário climático que tem assolado o estado do Amazonas com secas e temperaturas extremas que prejudicado principalmente os povos tradicionais e originários.
Já no bairro indígena Parque das Tribos, composto por 700 famílias de 35 etnias, o primeiro bairro indígena em Manaus, a COP Local foi orientado pelo Coletivo de Mulheres Indígenas na 2°Etapa do Parque Das Tribos, que mobilizou diversas lideranças e refletiu sobre as urgências da “Justiça Climática e as Ancestralidades”.
Também no Maranhão teve COP! O Quilombo Bonsucesso, em Mata Roma, protagonizou uma roda de conversa com o tema “O que é ser mulher quilombola: o papel da mulher quilombola frente às mudanças climáticas”. Enquanto mulheres que conhecem verdadeiramente a realidade da comunidade, o grupo saiu dali com dois materiais: um relatório da real necessidade do território com relação às melhorias na comunidade e uma Árvore dos Sonhos, em que cada mulher presente escreveu seu desejo para o território quilombola. Ao fim, foram distribuídos kits com bolsa, copo e bloco de notas personalizados com o nome do evento.

Nosso impacto [2022 – 2023]
Iniciativas: 2 (Disseminação e Concretização)
Ações Concretas: 8
Organizações envolvidas em parceria:13
Recursos mobilizados: R$ 54.150
Total de pessoas impactadas: 7.144
Nossas iniciativas são customizáveis para a sua comunidade ou para a sua empresa. Vamos fazer juntos!
Transparência
Conteúdos relacionados
Obrigado Papa Francisco de toda a Economia de Comunhão
A Economia de Comunhão agradece profundamente ao Papa Francisco: Luigino Bruni expressa essa gratidão com sua saudação especial ao Papa que conheceu os empresários da edc em 2017 e que em 2019 quis lançar A Economia de Francisco por Luigino Bruni O Papa...
Economia de Comunhão realiza escola internacional para jovens no Brasil
Evento almeja conectar a juventude à cultura da Economia de Comunhão A Economia de Comunhão (edc) espera reunir cerca de 100 jovens em julho deste ano para uma escola internacional de imersão e formação em sua cultura empresarial e social. Com duração de uma semana,...
Programa Supera leva bolsas de estudos para juventude indígena Xavante
Desde 2016, a Economia de Comunhão (edc) já apoiou 14 estudantes indígenas com bolsas de estudo de quatro aldeias diferentes da etnia Xavante, localizadas nas Terras Indígenas (TI) São Marcos, no município de Barra do Garças, no Mato Grosso. Ao todo, a TI contempla 59...