Desde 2016, a Economia de Comunhão (edc) já apoiou 14 estudantes indígenas com bolsas de estudo de quatro aldeias diferentes da etnia Xavante, localizadas nas Terras Indígenas (TI) São Marcos, no município de Barra do Garças, no Mato Grosso. Ao todo, a TI contempla 59 aldeias e cerca de 5.230 habitantes.

O povo Xavante, assim como muitos outros povos indígenas, enfrenta desafios cotidianos de acesso à saúde, educação, geração de renda no próprio território, dentre muitos outros, especialmente relacionados à terra. O líder indígena da Aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, Vanderlei Burure Wadi Wadzerepruwe, é enfático:

“O povo Xavante quer ter dignidade em meio à sociedade”

Vanderlei Burure Wadi Wadzerepruwe

Líder indígena, Aldeia Nossa Senhora de Guadalupe

Vanderlei foi, inclusive, candidato nas eleições municipais de 2024 para lutar por melhorias na qualidade de vida do seu povo, mas não conseguiu votos suficientes.

Por meio do Programa Supera, a Economia de Comunhão tem buscado levar algum alento para famílias indígenas, atendendo às necessidades básicas e diminuindo o afastamento dos jovens da escola.

“Gosto de ressaltar que a edc chega em lugares que às vezes nem imaginamos. Estamos ali, na base, apoiando também os povos indígenas. Eles acreditam que a educação é a melhor oportunidade de ajudar o seu povo e queremos contribuir com esse propósito. Em 2024, um desses estudantes indígenas se formou em Pedagogia!”

Célia Carneiro

Coordenadora, Programa Supera

Domingos Sávio Rai’wia Wadzerepruwe, de 24 anos, é um dos participantes do Programa Supera e reside na Aldeia Obra de Maria, na TI São Marcos, e também ressalta a importância da educação para a sua aldeia como uma forma de compartilhar o conhecimento de geração em geração, ajudando a realizar os sonhos da juventude indígena. Aliás, compartilhar é um dos valores que o Programa Supera trouxe para a sua vida:

“Aprendi no Supera a compartilhar o que eu tenho, não importa se foi pouco ou muito, por isso, até pequenas coisas eu compartilho. Com o Supera, eu enfrento as lutas e desafios, mas sei que não estou mais sozinho”.

Domingos Sávio Rai’wia Wadzerepruwe

Jovem Indígena, participante do Programa Supera

O Programa Supera é uma das iniciativas da Economia de Comunhão possível graças aos recursos arrecadados anualmente com a Campanha Comunhão e Ação. Você pode doar o ano inteiro pelo pix: comunhao@anpecom.com.br.

“Em nome dos estudantes indígenas Xavante venho agradecer, com muita alegria, à Economia de Comunhão pelo apoio ao projeto, no qual jovens aprendem um novo conhecimento para repassarem nas aldeias”, finalizou o líder Vanderlei Burure Wadi Wadzerepruwe.

*Matéria publicada originalmente na revista Cidade Nova, em abril de 2025.

Iniciar conversa
Fale com a gente!
Olá! Somos a Economia de Comunhão Brasil. Esse é o nosso canal de contato pelo Whatsapp. Será um prazer conversar com você.