PROFOR

Uma boa ideia na cabeça e a boa vontade no coração são importantes, mas insuficientes para estruturar um empreendimento, independente de tamanho ou formato. E quando o pequeno negócio é o impulso para uma pessoa superar situações de vulnerabilidade, torna-se ainda mais essencial implementá-lo de forma consciente e sustentável.
Por isso nasceu o PROFOR – Programa de Fortalecimento de Novos Negócios Inclusivos de Comunhão, incubadora de base social, endereçada a empreendedores e empreendedoras que desejam melhorar sua condição de vida, melhorando também a condição de sua comunidade, ao estruturar negócios comprometidos a gerar impacto socioambiental, capazes de transformar outras vidas.
Nosso projeto oferece:
No programa são oferecidas oficinas, facilitações e espaços que proporcionam o processo de florescimento pessoal e comunitário, com um olhar cuidadoso para dores e sonhos, desafios e metas e educação empreendedora, com acesso e aprofundamento do uso de instrumentos de gestão de negócios comprometidos em gerar impacto social.
Além disso, os(as) participantes são contemplados com um recurso financeiro (capital semente) para viabilizar a implantação do pequeno empreendimento, como também um acompanhamento profissional por três anos (incubação).

Nosso impacto
Período: 2016 a 2023
Número total de negócios apoiados: 54
Número de empreendedores formados: 300
Impactados diretos: 1.200
Total de Impactados: 1.500 pessoas
Valor total de recursos mobilizados: R$ 904.810,94
Perguntas
Foi a primeira vez que recebi um apoio para poder ajudar a minha comunidade. Recebemos o capital semente para implantar uma fábrica de comida congelada, e com muita dificuldade conseguimos fazer ela funcionar.
Hoje a empresa está respirando e os empreendedores estão equilibrados.
Atualmente, estou ajudando outros empreendedores a se estabelecerem. É a semente do Profor dando frutos em Santo Aleixo.

Nossas iniciativas são customizáveis para a sua comunidade ou para a sua empresa. Vamos fazer juntos!
Transparência
Conteúdos relacionados
“Oficina ‘Vai que dá’ fortalece empreendedoras do Jardim Margarida e Bairro do Carmo
Entre os dias 28 de julho a 02 de agosto, 17 mulheres da Comunidade do Jardim Margarida (Vargem Grande Paulista) e Bairro do Carmo (Comunidade Quilombola localizada em São Roque), no Estado de São Paulo, participaram da Oficina de Empreendedorismo em Economia de...
Propósito, bem-viver e cultura de comunhão marcam a 9ª edição do Fórum Nacional da edc
O Fórum Nacional da Economia de Comunhão (edc) finalizou sua 9ª edição em 2025 deixando um forte sentimento de continuidade. Entre pessoas empreendedoras, acadêmicas, participantes de projetos sociais, jovens, dentre outros perfis, o evento reuniu 220 participantes e...
Escola Internacional de Economia de Comunhão: um lugar para jovens comprometidos
O que acontece quando juntamos cerca de 100 jovens de 18 a 35 anos, de diferentes partes do mundo, para uma semana de diálogo, convivência e reflexão? Eis o que encontramos: mudanças, conexões e comprometimentos. Esta foi a experiência que a Economia de Comunhão...