O curso, que terá início no próximo dia 13 de fevereiro e será ministrado em inglês, está sendo realizado em colaboração com a Economia de Comunhão. Inscrições abertas até 7 de fevereiro.
O Instituto Universitário Sophia oferece o curso no formato híbrido ECO 107 «Empresas Sociais, Civis e de Comunhão» como parte do currículo «Economia, Sustentabilidade, Comunhão» de seu programa de licenciamento “Cultura da Unidade”. Os participantes convidados também são admitidos no curso e podem acompanhá-lo tanto presencialmente quanto on-line.
O curso está estruturado em 11 aulas de 1h 45′ cada e será realizado de 13 de fevereiro a 28 de maio de 2024, com uma pausa durante o período da Páscoa. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 11h30 às 13h15, no horário da Europa Central (CEST+1) até 31 de março e no horário de verão da Europa Central (CEST+2) a partir de 1º de abril de 2024.
O curso oferece uma introdução ao rico mundo dos empreendimentos comerciais privados com outros objetivos além do lucro, com foco na Economia de Comunhão. Uma visão geral dos tópicos:
- O lugar da solidariedade, da inclusão e da comunhão na vida econômica.
- Formas de empresas sociais e civis: Cooperativas, organizações sem fins lucrativos, organizações não governamentais no campo da ajuda ao desenvolvimento, empresas sociais, organizações de comércio justo.
- A economia de comunhão na prática: motivação intrínseca, gestão de recursos humanos, estratégias sustentáveis, tomada de decisões, empreendedorismo, grupos empresariais, apoio a pessoas com dificuldades econômicas.
A maioria das aulas contará com diálogos com um convidado, acadêmico ou profissional qualificado, pessoalmente ou on-line.
Os participantes receberão um certificado de participação e poderão obter 3 créditos ECTS se forem aprovados em um exame baseado em um ensaio escrito e em uma entrevista presencial.
Os professores do curso:
– Benedetto Gui, ex-professor de economia na Universidade de Pádua e no Instituto Universitário Sophia, foi membro da Comissão Internacional de Economia de Comunhão.
– Annette Balaoing Pelkmans é pesquisador sênior associado da Rotterdam School of Management e professor visitante da Universidade das Filipinas.
– Giampietro Parolin é professor adjunto de Gestão Estratégica no Instituto Universitário Sophia e gerente financeiro do Serviço de Estudantes da Universidade de Pádua.
Alguns dos conferencistas convidados:
– Steve Azeumo, consultor de gestão e coordenador do Ação pela Economia de Comunhão na África Central (AECAC), Yaounde (Camarões).
– Alberto Ferrucci, Presidente da Prometheus, Gênova (Itália); ex-coordenador da Comissão Internacional de Economia de Comunhão
– Andrew Gustafson, professor de ética empresarial na Creighton University, Omaha (Nebraska, USA), e diretor da Communion Property Real Estate
– Florencia Locascio, coordenadora de projetos de start-up na Business Entrepreneurs’ SF500 Life Science Fund, Rosario (Argentina), gerente de projetos do Evento Internacional Prophetic Economy
– Pier Angelo Mori, professor de Economia, Universidade de Florença (Itália); estudioso de organizações econômicas comunitárias
– Paolo Rossi PhD, presidente da Promos SB (Consultoria em negócios sociais) e COL’OR (Cooperação para o desenvolvimento), Brescia (Italia)
– Francesco Tortorella, responsável pela Cooperação para o Desenvolvimento da Ação Mundo Unido (Roma, Italia) e consultor ONG.
Matéria originalmente publicada pela Economia de Comunhão Itália.