Vira e mexe falamos por aqui que a Economia de Comunhão integra o ecossistema de negócios de impacto. Mas você sabe o que isso quer dizer? 
O conceito não é tão novo, mas ainda bastante desconhecido no mercado. Por isso, com o intuito de conceituar e esclarecer todas as dúvidas sobre negócios de impacto, a Aliança pelo Impacto lançou recentemente os resultados de um estudo realizado com agentes e lideranças envolvidos e envolvidas com negócios de impacto. A intenção foi justamente a de descobrir juntos e juntas o que significa e o que não significa ser um negócio de impacto. 
 

E o que é um negócio de impacto? 

SÃO EMPREENDIMENTOS QUE TÊM A INTENÇÃO CLARA DE ENDEREÇAR UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL POR MEIO DE SUA ATIVIDADE PRINCIPAL (SEJA SEU PRODUTO/SERVIÇO E/OU SUA FORMA DE OPERAÇÃO). ATUAM DE ACORDO COM A LÓGICA DE MERCADO, COM UM MODELO DE NEGÓCIO QUE BUSCA RETORNOS FINANCEIROS, E SE COMPROMETEM A MEDIR O IMPACTO QUE GERAM. (pg. 49, O que são negócios de impacto) 

O documento também elenca alguns critérios que definem um negócio de impacto. São quatro: 

  1. A intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental 
  2. Solução de impacto é a atividade principal do negócio 
  3. Busca retorno financeiro, operando pela lógica do mercado 
  4. Compromisso com o monitoramento do impacto gerado 

Compromissos

Para se identificar com o modelo de Negócio de Impacto é necessário firmar compromissos com suas metas. O primeiro deles é com o entendimento do problema e sua solução, isto é, deve-se ter clareza sobre o problema socioambiental que deseja inferir, para que o avanço dos trabalhos simbolize uma solução mais eficaz. Já o compromisso com a efetividade do modelo de negócio alerta para a percepção do mercado e suas nuances. Quanto mais domínio do mercado e amadurecimento, o negócio aumenta as chances de lucratividade e crescimento, gerando, consequentemente, uma renda positiva para o investimento na sua causa.
Na mesma lógica, quanto mais monitoramento do seu impacto, reconhecimento dos indicadores e identificação das externalidades negativas maiores são as chances de colocar em prática seu propósito e ganhar escalas e firmar seu compromisso com a efetividade do impacto gerado. Por fim, mas não menos importante, temos o comprometimento com a efetividade da governança que se dirige ao “como” e “para quem” o negócio opera. Ou seja, ao passo que o empreendimento cresce, deve ser incluído na mesma proporção um relacionamento mais transparente com seus cliente, investidores, outros parceiros, etc., e deve manter seus valores firmes por meio das práticas, cultivando uma governança parceira e fiel. 

E o que não são Negócios de Impacto?

É necessária atenção para se distinguir o que verdadeiramente são Negócios de Impacto e o que parecem ser. Como visto, qualquer tamanho de negócio e dos diferentes setores pode se encaixar no modelo, desde que seus pilares e compromissos sejam atendidos. Da mesma forma, o perfil sociodemográfico do(a) empreendedor(a) não designa seu enquadramento, nem ter uma clientela/beneficiário direto de baixa renda ou em vulnerabilidade simboliza que faça parte do modelo. Como identificar, portanto? Cumpra seus pilares e seus compromissos verdadeiramente, e será integrado.
Tem interesse em integrar esse ecossistema? Entre em contato conosco. 
 

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