Única vencedora do Brasil e da América Latina, premiação mostra a força da economia circular na Amazônia. Conheça a empresa Descarte Correto.

Há 10 anos, Alessandro Dinelli vem desenvolvendo na Amazônia um ecossistema atuante voltado para logística reversa e economia circular com a empresa Descarte Correto. E há três anos juntou-se à Anpecom para compartilhar sua vivência e entrelaçar sua essência à Economia de Comunhão. Este ano, a Descarte Correto ganhou mais um motivo para celebrar sua atuação imprescindível na região norte: tornou-se a única empresa do Brasil e da América Latina entre os 12 colocados do prêmio internacional Green Skills Innovation Challenge 2021

A premiação veio, segundo Dinelli, para ampliar o reconhecimento do negócio de impacto na Amazônia – uma região rica em recursos naturais, que precisa ser preservada. “Ver que organizações globais enxergam a viabilidade do nosso trabalho é o reconhecimento de que nosso propósito vale a pena ser seguido”.

aulas na descarte correto

Em outubro, temos a Semana Lixo Zero 2021, período voltado para incentivar a prática do Lixo Zero no meio urbano. De fato, o Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico do mundo e o maior da América Latina. Por isso, o trabalho da Descarte Correto se torna tão imprescindível. A empresa processa cerca de 200 toneladas ao ano de lixo eletrônico e transforma os resíduos em oportunidade de inclusão digital para crianças e jovens de baixa renda na Amazônia.
Agora, a meta é abrir mais de sete polos em toda a região norte, principalmente nas grandes capitais. “Estamos criando na Amazônia um ecossistema atuante voltado para logística reversa e economia circular. Então, cada vez mais queremos implementar novos polos, para que essas fábricas, para além de coletar os materiais, possam transformá-las em matérias-primas, em novos produtos e em inclusões digitais”.

Dicas para novas empresas

Desde que conheceu a Economia de Comunhão, Dinelli notou a sinergia entre a proposta da erradicação da pobreza com os s valores que são implementados no dia a dia da Descarte Correto. A busca por uma melhoria contínua e os anos de experiência mostraram ao empreendedor que a mudança para uma economia mais justa e fraterna está na mudança cultural, e que deve ser implantada no micro e no macro: se todas as empresas fizerem o micro, logo teremos um macro.
Ele afirma haver diferentes oportunidades para novos empreendimentos no setor de resíduos e que essa mudança deve surgir de dentro para fora. “É preciso estar atento ao seu redor e identificar a forma que você, enquanto cidadão/cidadã, pode fazer a diferença onde se encontra. Apenas espero que a gente não aprenda a ter novos comportamentos com a escassez, porque, com ela, a dificuldade e a dor serão muito maiores.”

aulas na descarte correto
Ser a única empresa contemplada não apenas nacionalmente, mas na região sul-americana mostra que o trabalho da Descarte Correto precisa ser ampliado e reconhecido no Brasil e no mundo. 
Quer compartilhar as vivências da sua empresa? Mande sua história.

Iniciar conversa
Fale com a gente!
Olá! Somos a Economia de Comunhão Brasil. Esse é o nosso canal de contato pelo Whatsapp. Será um prazer conversar com você.