Foi lançado nesta sexta (14), no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), o Centro de Estudos e Pesquisa em Economia de Comunhão, em parceria com a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom). Na ocasião, também foi apresentado o edital com normas para submissão, seleção e apresentação de trabalhos na Escola de Jovens Internacional da Comunhão, que será realizado de 20 a 26 de julho no Centro de Eventos Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande-SP. 

A iniciativa é fruto da união de valores que conecta as instituições, como a fraternidade, o senso de comunidade e a ética, permitindo que os universitários possam explorar cientificamente as nuances a respeito desse movimento econômico e cultural que visa a redução da pobreza, a solidariedade e a justiça social. 

O reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz, destaca a relevância acadêmica desta parceria.

“O lançamento deste edital é o primeiro produto deste centro de estudos para que, a partir daí, se desdobrem ações e atividades que estimulem a pesquisa acadêmica nessa área. Portanto, estamos muito felizes por esta oportunidade, porque causará um impacto positivo para os pesquisadores da área, sejam eles estudantes de graduação, de pós-graduação, ou já profissionais da área, para que estimulem não só a produção acadêmica, mas também apresentarem os frutos dessa produção para os empreendedores e empresários que desejem implementar e conhecer mais a proposta da Economia de Comunhão”, diz. 

Para o presidente da Anpecom, Jomery Nery, o Centro de Estudos levará verdadeiro impacto à vida das pessoas.

“O grande objetivo da Economia de Comunhão é viver pela erradicação da pobreza através de uma economia mais justa, fraterna e regenerativa. Isso não seria possível se a gente não tiver a base sólida da pesquisa, da extensão, do ensino. E o nosso grande objetivo com a parceria entre Anpecom e Asces é extrapolar os muros da universidade, levando o conhecimento acadêmico produzido dentro, mas impactando a vida das pessoas. Assim, colocando a pesquisa no seu devido lugar como base fundamentadora de todo o trabalho, e a gente espera que essa parceria realmente frutifique e traga resultados importantes também no quesito da transformação social e no quesito da geração de valor para o empresariado”, frisa. 

Também participaram do lançamento o pró-reitor Acadêmico da Asces-Unita, prof. Darci Cintra Filho, o coordenador do Institutos de Estudos Avançados Asces-Unita e Editora Asces, prof. Fernando Andrade, o coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais, prof. Lucas Galindo, e os representantes da comissão científica do Centro de Estudos, prof. Jeferson Mendonça (Asces-Unita) e a assessora de Rede de Pesquisas e Iniciativas da Anpecom, Sarah Gomes.

Confira as normas para submissão de trabalhos:

 Edital Escola de Jovens EDC

Texto originalmente divulgado por Asces-Unita.

Iniciar conversa
Fale com a gente!
Olá! Somos a Economia de Comunhão Brasil. Esse é o nosso canal de contato pelo Whatsapp. Será um prazer conversar com você.