As “Oficinas de Fomento ao Empreendedorismo” estão diretamente ligadas ao Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos e de Comunhão (PROFOR), liderado pela Anpecom, e têm como objetivo levar formação empreendedora a jovens vulnerabilidade social em diversas localidades do país.
No Ceará, as oficinas seguiam pelo quarto ano consecutivo, com uma turma bem engajada, quando a pandemia chegou ao Brasil. Cerca de 24 jovens da turma atual, a maioria de zonas rurais cearenses, e outros 15 profissionais envolvidos, se viram diante de grandes desafios para enfrentar a crise.
Juntos, encontraram caminhos para atualizar o programa, não interromper a formação e fazer da crise uma oportunidade para conhecer melhor o mundo digital e seguir adiante.

Experimentando o digital

Num primeiro momento, os jovens elucidaram suas dificuldades em continuar os negócios e as conexões em meios digitais e, por isso, uma primeira iniciativa foi um treinamento sobre ferramentas de redes sociais.
Durante essa interação, a ferramenta do Whatsapp veio muito à tona pela facilidade de adoção e pelo uso contínuo por parte dos jovens. Mas muitos deles ainda não conheciam o Whatsapp para negócios, com ferramentas que otimizam o atendimento. Estava aí a ideia para um novo “encontro” virtual: um treinamento sobre Whatsapp Business.
Nessa ocasião, puderam conhecer a experiência empreendedora do jovem Mailson Bezerra, da zona rural cearense, que hoje sustenta a família vendendo ovos caipiras pelo Whatsapp.
“Tenho participado das oficinas e acho muito boas. Hoje já tenho três contatos de clientes no Whatsapp Business, já modifiquei meu Instagram e tenho a expectativa de realizar muitos projetos. Tenho uma enorme gratidão por todos, pelo que estão acrescentando em minha vida pessoal e profissional”, contou Carla Lima, uma jovem artista plástica empreendedora do Assentamento Sítio Novo Jaguaretama, no Ceará.
Polyana continuou. “Essa semana de foi de muito aprendizado e pude colocar em prática o site, rever as imagens, atualizei as postagens no Facebook e Instagram. Quantas coisas que nos favorecem e concluo que as desculpas não são mais aceitas depois desses dias de tantas descobertas que farão meu negócio expandir.”
Com esse novo passo em direção aos negócios digitais, a turma se sentiu impelida a topar um novo desafio. Durante essa semana eles participam do programa on-line “Seu negócio digital em 5 dias”, disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae, em parceria com uma empresa de pagamentos digitais.
“Queremos fortalecer esse grupo, independente da pandemia. Por isso, valorizamos esses jovens e mostramos a eles a importância dos bens relacionais”, concluiu Sandra Bandeira, membro da comissão da Economia de Comunhão no Ceará.
Saiba mais sobre o Profor!


 

Iniciar conversa
Fale com a gente!
Olá! Somos a Economia de Comunhão Brasil. Esse é o nosso canal de contato pelo Whatsapp. Será um prazer conversar com você.