PROFOR
Uma boa ideia na cabeça e a boa vontade no coração são importantes, mas insuficientes para estruturar um empreendimento, independente de tamanho ou formato. E quando o pequeno negócio é o impulso para uma pessoa superar situações de vulnerabilidade, torna-se ainda mais essencial implementá-lo de forma consciente e sustentável.
Por isso nasceu o PROFOR – Programa de Fortalecimento de Novos Negócios Inclusivos de Comunhão, incubadora de base social, endereçada a empreendedores e empreendedoras que desejam melhorar sua condição de vida, melhorando também a condição de sua comunidade, ao estruturar negócios comprometidos a gerar impacto socioambiental, capazes de transformar outras vidas.
Nosso projeto oferece:
No programa são oferecidas oficinas, facilitações e espaços que proporcionam o processo de florescimento pessoal e comunitário, com um olhar cuidadoso para dores e sonhos, desafios e metas e educação empreendedora, com acesso e aprofundamento do uso de instrumentos de gestão de negócios comprometidos em gerar impacto social.
Além disso, os(as) participantes são contemplados com um recurso financeiro (capital semente) para viabilizar a implantação do pequeno empreendimento, como também um acompanhamento profissional por três anos (incubação).
Nosso impacto
Período: 2016 a 2023
Número total de negócios apoiados: 54
Número de empreendedores formados: 300
Impactados diretos: 1.200
Total de Impactados: 1.500 pessoas
Valor total de recursos mobilizados: R$ 904.810,94
Relatos
Foi a primeira vez que recebi um apoio para poder ajudar a minha comunidade. Recebemos o capital semente para implantar uma fábrica de comida congelada, e com muita dificuldade conseguimos fazer ela funcionar.
Hoje a empresa está respirando e os empreendedores estão equilibrados.
Atualmente, estou ajudando outros empreendedores a se estabelecerem. É a semente do Profor dando frutos em Santo Aleixo.
Nossas iniciativas são customizáveis para a sua comunidade ou para a sua empresa. Vamos fazer juntos!
Conteúdos relacionados
“Que a gente não seja só ouvido, mas sim colocado no centro das discussões”
Na manhã desta quinta-feira (13), os movimentos Laudato Si’, Focolares e Economia de Comunhão (edc) reuniram lideranças para um diálogo necessário nesta COP 30: a importância de ouvir e colocar os povos que habitam a Amazônia no centro das discussões. ...
Projeto Amazônia Viva será contribuição da Economia de Comunhão na COP 30
O Projeto Amazônia Viva, da Economia de Comunhão, será um dos destaques de um dos eventos paralelos à COP 30, organizado pela Igreja Católica em Belém. Com a proposta inédita de conectar espiritualidade e desenvolvimento socioeconômico e ambiental, e já em seu...
Profor fortalece negócios de impacto social no Beiru/Tancredo Neves, em Salvador
Para as manchetes de jornal, Beiru/Tancredo Neves é a 10ª maior favela do Brasil (IBGE, 2022). Um território marcado por desigualdades sociais e pelo racismo. Para a Economia de Comunhão (edc), é uma comunidade pulsante, criativa e empreendedora que, não obstante...



