A empresária Patrícia Fassa, fundadora da P2 Vídeos – Comunicação com Propósito abriu as portas de sua produtora, em Resende (RJ), para receber a jovem ribeirinha Ana Júlia, participante do projeto Amazônia Viva, facilitado pela edc em comunidades da região amazônica.
A P2 Vídeos, desde o seu início, tem o propósito de gerar impacto positivo, seja em sua atuação voltada à cultura da Economia de Comunhão, seja contando histórias de pessoas que, em suas áreas de atuação, estão trabalhando por um mundo melhor.
No primeiro semestre deste ano, Patrícia recebeu uma ligação inusitada de Maria Clézia Pinto (Dima), coordenadora do Projeto Amazônia Viva, para falar sobre Ana Júlia. A jovem ribeirinha havia participado de uma oficina de fotografia durante o projeto com o intuito de aprender teoria e prática como um caminho profissional ou fonte de renda alternativa para sua subsistência e de sua comunidade.
“Após essa oficina, Dima percebeu, de forma muito sensível, que a Ana Júlia precisava de novas oportunidades, de horizontes que a ajudassem a construir outras perspectivas de vida. Depois de algumas conversas, vimos que a minha empresa poderia oferecer um estágio a ela, para que pudesse aprender, crescer e se desenvolver profissionalmente na área do audiovisual”, conta Patrícia.
A partir daí, começou um processo de aproximação e escuta. Patrícia buscou entender o que Ana Júlia gostaria de viver durante o período de estágio. A programação incluiu formação técnica em fotografia e audiovisual, além de ferramentas de gestão de negócios e empreendedorismo. “A ideia era que, quando voltasse para casa, ela pudesse enxergar caminhos para transformar seu talento na fotografia em fonte de renda para ela e sua família”, completa.
Foi um período intenso. Entre os compromissos da produtora e os encontros de formação, Patrícia se doou intensamente a essa vivência. Não apenas. A empresária envolveu toda a equipe, parceiros e até a própria família. “Todos toparam participar. Criamos dinâmicas para nos conhecermos melhor, e ali surgiram trocas profundas, que nos aproximaram ainda mais”, relembra.

Para além da esfera profissional, a imersão na P2 Vídeos outras experiências à jovem ribeirinha como ir ao cinema pela primeira vez, conhecer uma das praias do Rio de Janeiro e visitar o Parque Nacional de Itatiaia. Para Patrícia, esse também foi um período de muitas descobertas. “Eu também aprendi muitas coisas, mas acho que a principal é que a comunhão contagia e promove transformações de formas que a gente nem imagina”.
Comunhão que contagia
Durante o estágio, Ana Júlia teve contato com diversas ferramentas digitais, aplicativos e softwares essenciais para as produções audiovisuais. Sem acesso a esses recursos, seria difícil para ela dar continuidade ao que havia aprendido.
Foi então que, poucos dias antes de sua partida, ambas foram surpreendidas por um casal de amigos de Patrícia que, sensibilizados com a história, resolveram presentear Ana Júlia com um notebook.
Após o período em Resende (RJ), uma outra oportunidade de vivenciar a prática profissional surgiu: a cobertura audiovisual oficial da Escola Internacional para Jovens em Economia de Comunhão, um evento intenso, repleto de conteúdo e conexões.
“Trabalhamos lado a lado durante toda a programação, sempre pautadas pela transparência e o cuidado em cada detalhe. Nesse novo contexto, minha principal preocupação era garantir que ela se sentisse bem — física e emocionalmente. Observei atentamente se o ritmo de trabalho estava adequado para ela, se conseguia acompanhar as demandas e se sentia confortável com os desafios propostos”,
Patrícia reforça que a vivência foi transformadora. “Aprendi com Ana Júlia sobre força e coragem. E confirmei que um dos bens mais preciosos que podemos oferecer é o nosso tempo”.
Alguns dias depois, Patrícia recebeu uma mensagem da jovem que dizia: “Obrigada por ser a ponte que me aproxima cada vez mais dos meus sonhos.” Foi quando entendeu: “Se o caminho é ser ponte, então é isso que eu quero ser.”
No vídeo a seguir, é possível conferir a versão de Ana Júlia sobre essa vivência, em um vídeo emocionante.