It’s Now
O It ‘s Now é um movimento coletivo feito por pessoas de todas as idades e por organizações não governamentais, de vários países.
Se você ou sua organização também se preocupa com o meio ambiente, junte-se a nós e venha construir a mudança.
O movimento ATUA visibilizando, promovendo e acelerando ações climáticas concretas que colocam em relevo o bem-estar das pessoas e a regeneração dos ecossistemas, o fortalecimento das democracias, o respeito pelos territórios e suas comunidades, a justiça social e a promoção de uma economia mais justa, que contribua com o bem comum.
E também EXIGE que lideranças e autoridades se comprometam com ações concretas que garantam um futuro seguro para as atuais e futuras gerações.
A Economia de Comunhão no Brasil integra esse movimento e todos os anos realizamos ações concretas junto à nossa rede!
AGIR e EXIGIR – Nossas ações concretas
No dia 24 de outubro, Dia Internacional contra as Mudanças Climáticas, o movimento It’s Now lançou as COPs Locais, iniciativas que promovem soluções locais de prevenção e adaptação às mudanças climáticas, tendo como pano de fundo a COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023).
Com a proposta das COP’s Locais em mão, a comunidade de Manaus se antecipou e realizou duas ações no dia 1º de outubro de 2023.
A primeira COP Local foi protagonizada pela Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro em Manaus (AMARN NUMIÃ KURA). Com o tema “Justiça Climática e Espaços Seguros”, lideranças mulheres indígenas dialogaram sobre a temática conjugando com dramático cenário climático que tem assolado o estado do Amazonas com secas e temperaturas extremas têm prejudicado principalmente os povos tradicionais e originários.
Já no bairro indígena Parque das Tribos, composto por 700 famílias de 35 etnias, o primeiro bairro indígena em Manaus, a COP Local foi orientada pelo Coletivo de Mulheres Indígenas na 2°Etapa do Parque Das Tribos, que mobilizou diversas lideranças e refletiu sobre as urgências da “Justiça Climática e as Ancestralidades”.
Também no Maranhão teve COP! O Quilombo Bonsucesso, em Mata Roma, protagonizou uma roda de conversa com o tema “O que é ser mulher quilombola: o papel da mulher quilombola frente às mudanças climáticas”. Enquanto mulheres que conhecem verdadeiramente a realidade da comunidade, o grupo saiu dali com dois materiais: um relatório da real necessidade do território com relação às melhorias na comunidade e uma Árvore dos Sonhos, em que cada mulher presente escreveu seu desejo para o território quilombola. Ao fim, foram distribuídos kits com bolsa, copo e bloco de notas personalizados com o nome do evento.
Nosso impacto [2022 – 2023]
Iniciativas: 2 (Disseminação e Concretização)
Ações Concretas: 8
Organizações envolvidas em parceria:13
Recursos mobilizados: R$ 54.150
Total de pessoas impactadas: 7.144
Nossas iniciativas são customizáveis para a sua comunidade ou para a sua empresa. Vamos fazer juntos!
Conteúdos relacionados
“Que a gente não seja só ouvido, mas sim colocado no centro das discussões”
Na manhã desta quinta-feira (13), os movimentos Laudato Si’, Focolares e Economia de Comunhão (edc) reuniram lideranças para um diálogo necessário nesta COP 30: a importância de ouvir e colocar os povos que habitam a Amazônia no centro das discussões. ...
Projeto Amazônia Viva será contribuição da Economia de Comunhão na COP 30
O Projeto Amazônia Viva, da Economia de Comunhão, será um dos destaques de um dos eventos paralelos à COP 30, organizado pela Igreja Católica em Belém. Com a proposta inédita de conectar espiritualidade e desenvolvimento socioeconômico e ambiental, e já em seu...
Profor fortalece negócios de impacto social no Beiru/Tancredo Neves, em Salvador
Para as manchetes de jornal, Beiru/Tancredo Neves é a 10ª maior favela do Brasil (IBGE, 2022). Um território marcado por desigualdades sociais e pelo racismo. Para a Economia de Comunhão (edc), é uma comunidade pulsante, criativa e empreendedora que, não obstante...



