Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica – Projetos Emergenciais no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional por uma Economia de Comunhão – Anpecom e sua parceira Azione per un Mondo Unito – AMU, conscientes dos imensos desafios que ainda estão sendo enfrentados por muitas pessoas, em decorrência da catástrofe das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024, propõem, por meio do Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica – Supera, a identificação e apoio a projetos que atendam às demandas da parcela da população que vive em comunidades vulnerabilizadas daquele Estado, contribuindo para a “reconstrução” de suas vidas e promovendo protagonismo e transformação social.
O Programa Supera atua através de projetos de superação de famílias buscando colaborar com a restauração da equidade social, gerando melhores condições e oportunidades para uma vida digna e de projetos em parceria com outras organizações para o fortalecimento de lideranças comunitárias e voluntariado social em comunidades vulnerabilizadas.
Com o objetivo de promover uma recuperação efetiva e duradoura, tornando a ação mais assertiva e impactante, entendemos a importância de trabalhar em parceria com outras organizações que atuam nas áreas atingidas.
As propostas serão avaliadas com base na sua viabilidade e no impacto social que podem gerar.
Quem pode participar?
-
Podem apresentar propostas as Organizações da Sociedade Civil (OSC), brasileiras, com atuação no Estado do Rio Grande do Sul, que integram a Rede da Economia de Comunhão no Brasil ou que foram indicadas por instituições/iniciativas que também estão apoiando “propostas de reconstrução” no pós-enchentes no RS.
Etapas do edital
- As inscrições para o Edital Supera 2024 acontecem a partir das 17h00 do dia 10 de dezembro de 2024, encerrando às 23h30 do dia 28 de janeiro de 2025. (Ver sobre prorrogação a seguir).
- A divulgação dos projetos selecionados será realizada no dia 21 de fevereiro de 2025 pelo site https://edc.com.br/ com os devidos títulos e nome das organizações selecionadas e recebimento de e-mail confirmando a aprovação e orientações para o andamento da implementação do projeto em 2025.
PRORROGAÇÃO
Confira as instruções abaixo.
Instruções para envio via e-mail:
Orientações para a inscrição devido a falha técnica no site (apenas para organizações que não receberam a confirmação):
Faça o download e leia os documentos a seguir antes de fazer a inscrição.
Hogar é certificada pelo Selo Social pelo terceiro ano consecutivo.
Empresa catarinense de Economia de Comunhão, Hogar Empreendimentos Imobiliários recebe reconhecimento por seu trabalho alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Situada em Florianópolis e com 25 anos de experiência no mercado, a Hogar...
Anpecom e Asces-Unita lançam Centro de Estudos e Pesquisa em Economia de Comunhão (edc)
Parceria quer potencializar a produção acadêmica em Economia de Comunhão e ampliar impacto na sociedade. “Vivemos para gerar um mundo mais justo, regenerativo e fraterno e não dá pra imaginar isso sem a contribuição da universidade”. Esta frase, proferida pela...
Oficina leva metodologia da Economia de Comunhão para mulheres empreendedoras periféricas no Rio de Janeiro
Oficina levou 20 mulheres empreendedoras para uma experiência potencializadora. Entre os dias 13 e 18 de janeiro, aconteceu no Rio de Janeiro a Oficina de Capacitação ao Empreendedorismo em Economia de Comunhão, dentro do 4º Circuito Criativo D.A.M.A.S., realizado...