Entre os dias 28 de julho a 02 de agosto, 17 mulheres da Comunidade do Jardim Margarida (Vargem Grande Paulista) e Bairro do Carmo (Comunidade Quilombola localizada em São Roque), no Estado de São Paulo, participaram da Oficina de Empreendedorismo em Economia de Comunhão “Vai que dá”, realizada no Centro Social Jardim Margarida, em Vargem Grande Paulista. 

vai que dá

A iniciativa aconteceu por meio de uma parceria entre a Economia de Comunhão no Brasil e a Sociedade Movimento Focolari e teve como facilitadores Rodrigo Apolinário e Débora Rocha, membros da equipe da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão. Já a metodologia principal da oficina foi elaborada pela Associação Aliança Empreendedora. 

“Acreditamos que a comunhão acontece nas relações e onde oportunidades e vulnerabilidades se encontram”, destacou Débora Rocha, gestora programática da edc.

Durante 20 horas de oficina, as participantes puderam pensar e experimentar ideias de negócios, compartilhar desafios e estudar práticas empreendedoras para quem está dando os primeiros passos para o seu empreendimento. 

“Foi um ótimo aprendizado, me deu um impulso para a minha vida. Me deu coragem e confiança, algo que não tinha, disse Érica Campos, uma das participantes

A oficina tem uma proposta didática que parte do autoconhecimento, passando por ferramentas de florescimento humano, até chegar na oportunidade de pensar sobre o próprio negócio por meio da Teoria Effectuation (Teoria do Fazer), desenvolvida pela professora indiana Saras Sarasvathy. 

“Foi extraordinário perceber a potência criativa que existe nas comunidades representadas pelas alunas e como, a partir de agora, já é possível ver pessoas com mais autoestima e estratégias para terem o próprio empreendimento, sabendo que é possível também contar com o apoio de outras pessoas da própria comunidade”, disse o facilitador Rodrigo Apolinário.