Jovens participantes da 12ª edição do Genfest, a ser realizado no Brasil, poderão refletir e agir por uma economia mais regenerativa.

O Genfest deve reunir 6 mil jovens no Brasil em julho, em sua 12ª edição, e tem como lema Juntos para Cuidar. A proposta do evento é ser um percurso imersivo e prático para a juventude, de conhecimento e aprofundamento na cultura da paz e da solidariedade. Por isso, sua programação, dividida em três fases, inclui momentos de reflexão e ação por uma nova economia, mais justa, regenerativa e fraterna, que contará com a contribuição da Economia de Comunhão (edc).

Na primeira fase, os jovens participantes farão uma experiência de voluntariado em diferentes organizações sociais da América Latina e Caribe. No Brasil, três dessas organizações são apoiadas pelo Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica (Supera), da Economia de Comunhão. Em 2023, o Supera lançou um edital específico para priorizar iniciativas que trabalham com liderança e incentivam o voluntariado social, a partir de ações socioeducativas ou ações socioambientais que impactam as comunidades em situação de vulnerabilidade.

Os projetos que recebem apoio da edc e que receberão os jovens são: Lixo Zero, da Escola Santa Maria/SMF Nordeste, localizada em Igarassu (PE); projeto AFAGO Sustentável, da ONG AFAGO-SP, na região periférica de São Paulo; e projeto Vida e Ação na Construção de uma Cultura de Paz, da ONG AFAGO-DF, em Brazilândia (DF).

Na segunda fase, os seis mil jovens se encontrarão para um grande festival na cidade de Aparecida (SP). Nesta ocasião, a Economia de Comunhão estará presente em arenas de diálogo com os participantes, trazendo importantes expoentes das Novas Economias, como Luigino Bruni, economista, historiador do pensamento econômico e diretor científico do evento “Economia de Francisco”, dentre outros. E realizará workshops temáticos e “rodas de diálogo” com os jovens sobre Pobreza/Desigualdades, Trabalho e Negócios de Impacto.

Na terceira fase do Genfest, os jovens participantes serão convidados a compartilhar seus talentos e paixões nas Comunidades Pathways. A ideia principal é que eles formem e uma rede de colaboradores com a qual poderão contar ao retornar aos seus países e regiões. Nesta etapa, a Economia de Comunhão realizará a comunidade Economia e Trabalho, nos dias 22 e 23 de julho, em Aparecida, oferecendo laboratórios práticos, casos reais, experiências sensoriais, relatos e diálogos sobre Pobreza, Trabalho e Negócios. Será um momento oportuno para desbravar novas formas de pensar e de fazer economia, especialmente nos campos empresarial e social.

Um momento especial deste dia será o diálogo sobre Economia de Impacto com lideranças empresariais da Economia de Comunhão, como Camila Catelán, da M2G2 Patrimonial, e lideranças representantes de movimentos por novas economias.

Para saber mais sobre o Genfest e se inscrever em suas respectivas fases, basta acessar: www.genfest.org. Siga também as redes sociais @genfest.offcial.

Texto originalmente publicado na Revista Cidade Nova.

Quem viu, também gostou:

Economia de Comunhão realiza campanha emergencial de doações em prol das vítimas no Rio Grande do Sul

Projeto com Teatro de Bonecos leva transformação social para São Tomé de Paripe, na Bahia. 

Iniciar conversa
Fale com a gente!
Olá! Somos a Economia de Comunhão Brasil. Esse é o nosso canal de contato pelo Whatsapp. Será um prazer conversar com você.