Polo Spartaco revive seus primeiros anos para apresentar sua composição atual aos participantes do Forum nacional edc.
O primeiro dia do Fórum Nacional da Economia de Comunhão (edc) 2023, dia 20 de outubro, foi marcado pela visita ao Polo Spartaco, o primeiro polo empresarial deste movimento global que atua pela erradicação da pobreza, localizado em Caucaia, no município de Cotia (SP), e administrado pela ESPRI.SA.
A ocasião foi de festa: neste ano, o polo celebra seus 30 anos de história e festejou o marco convidando os(a) participantes do fórum a conhecerem sua trajetória, sua essência na fraternidade e sua estrutura atual.
“O sonho nosso era ter espaço para todos e todas. Este é um momento muito especial”, compartilha Marcelo Cassa, atual presidente da edc.
Durante o momento, participaram representantes do conselho, fundadores, primeiros empresários e empresárias e membros do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, também idealizadora da Economia de Comunhão. Entre eles Márvia e Aurélio, atuais representantes nacionais do Movimento.
“Duas palavras expressam o que sentimos: alegria e gratidão. Escutamos o quanto as pessoas saem do Polo Spartaco renovadas. E quando olhamos para a história, vemos 30 anos de conquistas, lágrimas e sacrifícios. Gratidão a todos e todas que participaram e participam desta história”, contou a dupla.
Deise Prestes De Lara é a atual conselheira administrativa e financeira da ESPRI. Para ela, que atua na instituição há 16 anos, celebrar três décadas de atividade é sim uma vitória. E como com grandes poderes vem grandes responsabilidades, neste momento o polo passa pelo processo de atualização da sua missão, visão e valores com a participação imprescindível dos novos empresários que vivem o polo no dia a dia.
“Optamos por reescrever a nossa história, sem perder as nossas raízes, trazendo uma linguagem atual que seja compreensível tanto para nós, que conhecemos desde o princípio, quanto para os que estão chegando.”
Os(as) participantes também conheceram duas empresas em funcionamento: o da Full Parts e o da WTB. A Full Parts é um “atacarejo” que revende peças de carro para oficinas. Os sócios André e Júnior chegaram ao polo na pandemia, há 3 anos, e ainda não conheciam a Economia de Comunhão. Para eles, apesar de não conhecerem os princípios edc, perceberam que viviam pelos mesmos valores.
O mesmo acontece com a WTB, empresa voltada para a fabricação de transformadores de baixa frequência. Eles chegaram ao polo há 5 anos e pretendem expandir seu galpão, que já está apertado para seus 14 funcionários.
A celebração chegou ao fim com muita alegria e inspiração para os participantes do fórum, que seguem a programação agora no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).
Sobre o Polo Spartaco
Não é possível falar sobre o polo sem citar a Economia de Comunhão, a edc. Idealizada por Chiara Lubich, ela integra o movimento das novas economias e atua pela erradicação da pobreza, por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno. E o polo se tornou seu primeiro espaço físico, onde a cultura da fraternidade é vivida também no meio empresarial.
Atualmente, a área do Polo Spartaco recebe indústrias dos diferentes setores, desde fabricante de peças de carro até uma fábrica de sorvetes.
Segundo Silvio Rossetto, atual presidente da ESPRI, nenhum centímetro do polo teria nascido sem o esforço de tantas pessoas que viram neste espaço a possibilidade de construir algo tão representativo. “Temos muitas pessoas que não mediram esforços para o crescimento da ESPRI. A elas, nossos agradecimentos”.
Para Thiago Borges, conselheiro administrativo da ESPRI, este é um laboratório onde é possível acertar, errar e crescer junto com os demais. Mesmo com três décadas, ainda há um longo caminho pela frente, com muito o que aprender. “Nos colocamos numa posição de escuta e de aprendizado, sempre em diálogo. Acreditamos que vamos atingir nossa missão na medida em que entrarmos em contato com novas empresas.”
Gostou de conhecer o Polo Spartaco? Continue acompanhando para novidades sobre o Fórum edc 2023.
Veja como foi o primeiro dia do fórum!