Nos vemos em 1º de fevereiro para o segundo Círculo de Comunhão.
por Antonella Ferrucci (adaptado pela edc Brasil)
Criados em 2022 a partir da experiência vivenciada durante a pandemia, os “Círculos de Comunhão” são grupos abertos de pessoas com um interesse comum que se reúnem periodicamente on-line para compartilhar a vida e discutir um tópico específico. O primeiro objetivo é fortalecer a comunhão e trocar experiências, boas práticas, dúvidas, dificuldades, com a intenção de reunir experiências que também possam ser úteis a outras pessoas, a serem compartilhadas através da Comissão Internacional da Economia de Comunhão. Qualquer pessoa pode propor a abertura de um círculo de comunhão em torno de um tema que considere ser de interesse para outras pessoas.
1º Círculo de Comunhão
E é justamente sobre os dois novos Círculos que estão abrindo na Itália nestes dias que queremos falar. O primeiro Círculo a ser iniciado é promovido e coordenado por Luca Guandalini, da Secretaria da EdC Itália. O Círculo tratará de um tema muito presente entre os empresários da Economia de Comunhão: «Como transmitir os valores da EdC aos colaboradores corporativos?». O primeiro encontro é na quinta-feira, 18 de janeiro de 2024, às 16h30 (horário Brasília). Luca Guandalini nos diz:
«O objetivo do Círculo é entendermos juntos como transmitimos os valores da edc aos colegas de trabalho e funcionários, para que eles os conheçam e, por sua vez, sejam agentes ativos na vivência, promoção e disseminação desses valores e estilo. Gostaríamos de compartilhar dificuldades, desafios e boas práticas que foram experimentadas e testadas. Uma comparação entre aqueles que estão envolvidos nisso e aqueles que estão envolvidos naquilo, a fim de entendermos juntos como fazer melhor».
A quem se destina o círculo?
Um perfil exemplificativo, mas não exaustivo, de possíveis participantes inclui: Empresários, gerentes, líderes de função ou de equipe em organizações que conduzem negócios; funcionários que já tenham se envolvido ou pessoas que tenham interesse profissional direto (bem como pessoal) no tema. Aceitamos participantes do mundo acadêmico (estudantes, pesquisadores, alunos de doutorado, professores) que tenham um interesse especial nas práticas, que sintam que podem fazer uma contribuição útil e que estejam dispostos a manter a discussão sobre os aspectos técnicos das práticas.
2º Círculo de Comunhão
O segundo Círculo de Comunhão, que começa no final do mês, é intitulado «O Terceiro Setor da EdC» e será promovido e coordenado por Stefania Nardelli e Franco Bruni. O primeiro encontro está marcado para quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024, às 14 horas (horário Brasília). Passamos a palavra a Stefania Nardelli:
«Este círculo quer ser um lugar de encontro e discussão sobre o que significa ser uma empresa do Terceiro Setor na Itália que se reconhece no estilo da edc. Partindo da experiência de cada um, tentaremos identificar as peculiaridades de uma empresa do Terceiro Setor da edc em relação ao restante do Terceiro Setor e em relação às empresas com fins lucrativos da edc. Tentaremos entender juntos como uma empresa do Terceiro Setor contribui, em suas ações cotidianas, para o Bem Comum, um bem feito de relacionamentos: ele próprio é uma forma especial de bem relacional, pois são os relacionamentos entre as pessoas que constituem o bem. Também tentaremos aprofundar o relacionamento e as peculiaridades da edc do Terceiro Setor na Itália com relação à pobreza e se há aspectos desse relacionamento que são potencialmente úteis também para empresas edc com fins lucrativos.»
A quem se destina o círculo?
Os possíveis destinatários desta proposta são representantes de cooperativas ou associações que se identificam com o modo edc de fazer empreendimentos sociais e que estejam interessados.
Os interessados em se inscrever podem fazê-lo no seguinte link:
Confira o formulário!Os dois círculos acontecerão na língua italiano (sem previsão de traduções)
Bom trabalho!
Matéria originalmente publicada pelo site italiano da Economia de Comunhão.