A Unitur, uma empresa da Economia de Comunhão (edc), celebrou seus 30 anos de trajetória com uma noite de gala no Salão Nobre da Catedral de Porto Alegre, no dia 11 de outubro. O evento reuniu colaboradores, parceiros, lideranças religiosas e clientes que fizeram parte da história da agência.
O local escolhido simbolizou a essência da Unitur: acolhimento, tradição e espiritualidade. A decoração foi especialmente pensada para refletir a história da empresa, criando uma atmosfera de alegria e fé.


Durante a celebração, foram apresentados vídeos com depoimentos de pessoas que relembraram memórias e destinos vividos ao longo dessas três décadas. A programação contou ainda com apresentações musicais, jantar festivo e uma bênção conduzida por Dom Jaime, com a presença de lideranças de diversas organizações católicas.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a apresentação da nova identidade visual e do vídeo institucional da Unitur. “Deixamos em destaque a estrela, que assim como a estrela de Belém, também guia a história da Unitur pelos valores cristãos e pelo carisma da Unidade. Ela representa nosso espírito missionário e peregrino, presente desde o início”, explicou o CEO da agência, Paulo Hoffmeister. A coordenadora de comunicação, Deize Abrantes, destacou que a nova identidade “busca evidenciar o cuidado, a responsabilidade e o carinho com cada cliente e grupo atendido”.


Fundada em 1995, a Unitur é referência em turismo religioso, organizando peregrinações e viagens culturais que proporcionam experiências de fé. Além das viagens, a empresa também promove formações, retiros e encontros, ampliando seu papel no fortalecimento da espiritualidade e do turismo cultural.
O propósito que sustenta a Unitur desde sua origem está enraizado na cultura de comunhão, da Economia de Comunhão, um movimento global inspirado no carisma da Unidade que propõe uma nova forma de pensar e fazer negócios. Isso significa que parte dos recursos financeiros da agência é destinada a projetos sociais, e seu modelo de gestão valoriza o florescimento humano dos colaboradores e relações éticas com parceiros e fornecedores.



A celebração também marcou o anúncio de novos projetos e roteiros voltados à espiritualidade ecológica, ao turismo sustentável e às experiências inter-religiosas, além de iniciativas para ampliar a presença digital da marca e fortalecer parcerias com comunidades religiosas e movimentos eclesiais em todo o país.
Aos 30 anos, a Unitur reafirma seu compromisso com um turismo que une fé, cultura e comunhão e segue inspirada a construir novas histórias nas próximas décadas.
Com informações do Jornal O Sul.