Conheça o projeto “Conexões, bem viver e trabalho”, uma parceria entre a edc e a Hogar Empreendimentos.
Em parceria com a Hogar Empreendimentos, a edc facilitou a 1ª edição do projeto “Conexões, bem viver e trabalho”, entre os dias 28 e 30 de setembro, em Palhoça, Santa Catarina.
O projeto teve como objetivo a integração da equipe e a desmistificação e apresentação do trabalho como um elemento do bem viver, colaborando para a consciência de que trabalhar é um movimento de dar e receber. Para tanto, foi aplicada a metodologia do Laboratório de Florescimento Humano, oferecido pela edc, e conduzido por dois assessores técnicos da Anpecom – Associação Nacional por uma Economia de Comunhão, Maria Clézia Dima e Rodrigo Apolinário. Participaram 13 pessoas, incluindo gestores(as), coordenadores(as), técnicos(as) e estagiários(as) que atuam no escritório e em obras.
A Hogar Empreendimentos é uma empresa de Economia de Comunhão, com sede em Palhoça (SC), que está em expansão, inclusive, na quantidade de pessoas colaboradoras. Como parte das novas contratações estão com menos de um ano de empresa, o projeto teve o intuito de provocá-las a um caminho de crescimento (de dentro pra fora), estimulando, em especial, talentos que promovam a cultura do encontro, a valorização da pessoa e o bem-viver. O florescimento dessas características gera benefícios pessoais, para a empresa e para a sociedade.
A primeira parte do projeto consistiu em um Momento de Escuta Ativa Individual com os colaboradores e as colaboradores, com o intuito de incentivar que descobrissem suas , potencialidades, fragilidades, pudessem expor ideias, críticas e exercitassem a abertura.
Depois, seguiu-se um dia de imersão, no qual os colaboradores e as colaboradoras participaram de algumas atividades nas quais puderam expressar, de forma coletiva, seus princípios e valores, visão de futuro e pontos a melhorar da empresa.
“Foi muito libertador, transformador, conseguir chegar mais a fundo na minha visão de trabalho. Eu me senti mais em paz, tendo a certeza de que eu faço o que eu gosto, estou na profissão que eu amo. Feliz também pela Hogar ter esse reconhecimento nos funcionários e em mim. Isso impacta bastante a minha vida pessoal e profissional porque eu me senti mais segura, tendo a certeza de que estou no caminho certo e abrindo caminhos com novas oportunidades”, disse Jaqueline Melo, engenheira e colaboradora da empresa.
Como parte da entrega da edc, Maria Clézia e Rodrigo realizaram uma reunião devolutiva com a coordenadora do projeto e gestora de pessoas da Hogar Empreendimentos, Thaís Grochocki.
Dentre os resultados alcançados, o projeto promoveu uma maior integração entre colaboradores; fortaleceu a cultura do encontro entre os colaboradores e reforçou o vínculo entre a Hogar e a Economia de Comunhão.