O que acontece quando mulheres que já carregam em si a força coletiva se reúnem para aprender, refletir e sonhar juntas? A resposta está no que vivemos nos últimos dias 09, 10 e 11 de setembro, no curso de associativismo promovido pelo projeto Amazônia Viva, realizado com as integrantes da iniciativa Mães Empreendedoras, no bairro Ouro Verde, em Manaus (AM)

Durante três encontros, 12 mulheres mergulharam em um processo de capacitação que foi muito além da teoria. Elas não apenas estudaram conceitos e normas, como também experimentaram, na prática, o poder da organização comunitária e o quanto a união pode abrir portas para novas conquistas.

Processo de aprendizagem

Amazônia Viva realiza formação em associativismo para Mães Empreendedoras de Manaus

Logo no primeiro dia, foram apresentados os principais conceitos e características de uma associação, o passo a passo de como criar e estruturar uma entidade comunitária, além dos benefícios que podem ser conquistados para o grupo e para a comunidade a partir da formalização. 

O professor Suzamar Santos, consultor em Associativismo e facilitador da formação, destacou a relevância de se ter um grupo pequeno e coeso, ressaltando que, nesse processo, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Ele enfatizou ainda que a essência de uma associação está na solidariedade, participação, cooperação e objetivos comuns, lembrando que, acima de tudo, a união deve estar no centro de cada ação.

Nesse contexto, a coordenadora do projeto Laura Beleza trouxe uma reflexão essencial: “Qual o propósito do grupo?”, convidando as mães a pensarem sobre o que realmente desejam, a clareza de seus objetivos e a certeza deste caminho que está sendo trilhado.

Dia do encontro. Ao lado esquerdo, de camisa cinza, está o professor Suzamar Santos.

Já no segundo encontro, um dos pontos centrais foi o passo a passo da construção da Ata de Fundação, documento fundamental para a criação da associação antes de seu registro em cartório. 

Outro aprendizado importante foi sobre os princípios da adesão voluntária e livre, garantindo que todas as pessoas que desejarem participar tenham acesso, desde que aceitem as responsabilidades de sócio, sem qualquer tipo de discriminação. Como tarefa, o grupo recebeu a missão de pensar no nome e na sigla da futura associação, passo importante para consolidar a identidade da instituição que está em construção.

No último dia, o professor Suzamar iniciou apresentando uma minuta do Estatuto Social, que servirá de base para o grupo. Na parte prática, as participantes realizaram simulações da reunião de constituição da associação, dos passos de escolha da diretoria e a eleição do conselho fiscal, formado por três membros titulares e três suplentes. 

A atividade prática foi um momento de aprendizado e conscientização sobre a responsabilidade desse passo de constituição. As participantes destacaram que a experiência trouxe segurança e clareza sobre como a reunião será conduzida, fortalecendo o preparo coletivo para este marco tão importante.

O que começou nesses três dias foi mais do que uma capacitação: foi a semente de um futuro construído em conjunto. O Amazônia Viva, com a iniciativa Mães Empreendedoras, reafirma que a verdadeira transformação nasce do encontro entre mulheres, saberes, sonhos e realidades. A cada passo, seguimos fortalecendo uma economia que acolhe, regenera e compartilha, pelo florescimento das comunidades e pelo bem-viver na Amazônia.