No último dia 27 de maio celebramos os 32 anos da Economia de Comunhão com o 2º Talk edc 2023, transmitido ao vivo direto de Campina Grande (PB) e acompanhado por dezenas de conexões de todo o país. Com os apresentadores Rodrigo Apolinário, Assessor Técnico edc, e Iranalha Carvalho, Assessora de Relacionamentos edc, nossa rede pôde conhecer a realidade de diferentes empreendedores e empreendedoras que implementam em seu negócio em uma dinâmica de trabalho alinhada com nosso propósito de agir por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno.
Ao final do Talk, foi lançada a Campanha Anual de financiamento coletivo da Economia de Comunhão: a Campanha Comunhão e Ação, que em 2023 leva o mote “Porque somos comunidade, semeamos uma nova história”.
Confira um resumo da comemoração dos 32 anos edc.
Conhecendo nossa Rede
Patrícia Fassa é Associada e empreendedora na área de audiovisual com a P2 Vídeos. Ela mora em Resende, no Rio de Janeiro, e compartilhou com o público como a economia de comunhão impactou o seu negócio.
“Eu sempre enxerguei a comunicação como uma ferramenta potente de transformação na medida em que através das histórias, das mensagens, de informações, a gente consegue chegar ao coração das pessoas. […] E eu queria usar isso para o bem, para gerar impacto positivo.”
Segundo Patrícia, desde o começo da sua trajetória como empreendedora em 2017 a Economia de Comunhão sempre foi uma fiel parceira. “Meus primeiros projetos pela P2 Vídeos foram para campanhas da edc e aquilo me motivava muito, me sentia muito realizada de saber que aquele conteúdo que eu estava produzindo estava sendo endereçado para projetos de transformação social” recordar com orgulho.
Já Carlos Gonzaga é o atual Presidente do Instituto Mundo Unido (IMU), em Maceió (AL), e apresentou de que forma o IMU vem colaborando para a erradicação da pobreza na região.
“O IMU nasceu em 2009 como objetivo de ser instrumento indutor de ações que pudessem contribuir concretamente com o processo de erradicação da pobreza em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Nos unimos, juntamos parcerias [..] e gostaria de destacar uma parceria de longos anos com a Anpecom.”
Atualmente, o instituto atua basicamente sobre 3 pilares: 1) Geração de trabalho e renda, 2) Formação em agroecologia e 3) Na formação humana integral. Por meio do edital de 2021 do Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica, o Supera, foi possível executar o Projeto Zumbido, que promoveu a capacitação de aproximadamente 50 jovens em Lideranças Comunitárias e Empreendedorismo Rural, além de possibilitar a contratação de um Técnico especialista em Agroecologia que ajudou os camponeses, nas palavras de Carlos, “a produzir mais e melhor”. O edital é financiado através da Campanha anual de financiamento coletivo da edc, a Comunhão e Ação.
Essas e outras histórias de empreendedores e empreendedoras você assiste entre os minutos 6:15 e 20:57 da celebração dos 32 anos edc.
Saiba como se tornar um empreendedor(as) associado(a) à edc, faça parte desta Rede.
Lançamento da Campanha Comunhão e Ação 2023
Para dar subsídios a projetos que objetivam a equidade social em comunidades vulnerabilizadas em todo território nacional, a Economia de Comunhão lança todos os anos uma campanha de financiamento coletivo intitulada Comunhão e Ação. A 1ª edição aconteceu em 2016 e desde então passamos pela pandemia que impactou fortemente diferentes setores da nossa sociedade, mas enquanto edc permanecemos de pé por meio da comunhão de tantas pessoas, físicas e jurídicas, que compreendem nosso real impacto na sociedade brasileira.
Neste ano, a campanha carrega o mote “Porque somos comunidade, semeamos uma nova história”. A palavra semear faz uma referência direta à semeadura de valores, de uma nova cultura e da forma de olhar e pensar a comunidade na ótica da ecologia integral, onde somos interdependentes e conectados com o ambiente.
“Depois de tantos anos, temos a certeza de que apenas semeamos a Economia de Comunhão nas comunidades vulnerabilizadas e na vida das pessoas, porque é a potência da comunidade que faz emergir histórias de transformação e de uma nova economia. E assim, as pessoas florescem, superam vulnerabilidades, empreendem e lideram”, explica Célia Regina, gestora de projetos da edc.
Você confere a apresentação da campanha durante os minutos 21:20 e 33 min da transmissão.